90294673_3078978422124026_7115686457762643968_o
Covid-19
Atenção população barros-cassalense Vigilância da Saúde de Barros Cassal informa “Antes de tudo precisamos estar saudáveis”

Hoje, 17 de março de 2020, a Vigilância da Saúde de Barros Cassal, informa sobre atendimentos ao público em geral em meio a propagação do novo Corona vírus (COVID-19).

Porque esta atitude se faz necessária?

Na manhã de hoje, em reunião extraordinária, no gabinete do prefeito municipal Adão Reginei dos Santos Camargo, estiveram reunidas autoridades municipais para decisão em conjunto sobre o COVID – 19.

Nesta ficou estabelecido, que o município decretará, suspensão das aulas e eventos no âmbito municipal, evitando assim, a aglomeração de pessoas. Decreto que o prefeito Adão Reginei Camargo dos Santos - Neizinho, emitirá ainda hoje, com todas as informações necessárias, quanto a duração entre outros. “Estamos vivendo um momento delicado no país e, precisamos conter a propagação do vírus a fim de que o serviço de saúde comporte os atendimentos que forem necessários, pois se todos adoecerem ao mesmo tempo, será uma tragédia como a que hoje vive a Itália, lá foram tomadas as medidas necessárias, porém a população não deu ouvidos, achou que era muito alarme pra pouca coisa, o resultado está aí, muitas pessoas perderam a vida, outras milhares estão infectadas. O COVID-19 ainda não tem um tratamento específico, nem vacinação para impedi-lo, o que se sabe é que a população mais frágil, como idosos, por exemplo, desenvolvem sintomas mais graves, há fibrose pulmonar, falta de ar severa, e necessitam de intubação, de UTI, de respirador, e não temos se quer hospital em nosso município, precisamos entender a gravidade da coisa, se não ficarmos em casa, se não protegermos a todos dentro de casa, isso vai se disseminar assim como na Itália, e o Brasil não tem onde tratar tanta gente doente. As crianças contraem sim o vírus, ao contrário do que algumas “fake news” andam repassando, elas tem sintomas mais brandos, o que não quer dizer que “não dá em nada”, quer dizer sim que se infectam e podem sim evoluir a casos mais graves, e além disso os cuidadores dessas crianças são alvos fáceis de infecção pelo vírus”.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: • gotículas de saliva; • espirro; • tosse; • catarro; • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Considerando que, no Brasil já é um país de transmissão local, ou seja, qualquer pessoa que tenha contato próximo (até 3metros) com alguém com os sintomas está em risco de ser exposta à infecção. Medidas de prevenção são necessárias. Ficar em casa e mantê-la arejada é o mais seguro no momento, evitar aglomerações, festas, reuniões, cultos, missas, bailes, jogos, tudo que envolva público e, em principal com distância entre pessoas menor que 3 metros pelo menos. É uma questão de consciência geral, não é por que ainda não tem casos em Barros Cassal que não temos que nos proteger, é justamente por isso que precisamos ficar em casa, para não deixar que chegue até nós e, se chegar que seja em proporções mínimas. É muito sério tudo que estamos tratando aqui, e cada pessoa precisa pesar se realmente precisa procurar os serviços de saúde, consultas de rotina podem esperar pra depois, quando tudo normalizar. Se você estiver bem e ir a um posto de saúde, onde as doenças circulam é muito mais provável que acabe adoecendo. Por isso peço encarecidamente à população, se conscientize! Não espere alguém te proibir de sair na rua, não saia, não é amanhã, é hoje, é agora. As pessoas que precisam continuar trabalhando, mantenham etiqueta respiratória, se tiver sintomas gripais use máscara, se atender ao público mantenha distância segura, higienize-se com maior frequência.

Atendimentos na saúde do município:

Os atendimentos em saúde seguem acontecendo, orientando a população á não frequentar unidades de saúde por motivos banais, ou seja, que somente procurem postos de saúde e plantão se houver urgências. Conforme orientação do Ministério da Saúde para os profissionais atuantes da saúde, os Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde devem atender paramentados com precaução por aerossóis, utilizando máscara descartável diariamente até o fim da Pandemia, sendo que em casos de aspiração de secreções, e/ou contato com secreções respiratórias devem usar a máscara N95. Sempre de uso individual e descartável ao final dos turnos de trabalho. Nos transportes da Secretaria Municipal de Saúde devem ser utilizadas máscaras descartáveis, em motoristas, pacientes e acompanhantes. Evitem viagens desnecessárias, passeios podem aguardar. Antes de tudo precisamos estar saudáveis, isto tudo vai passar em breve, o que temos que ter noção é que o quanto mais nos cuidarmos e fizermos o que está sendo orientado a nível mundial, mais rápido vai acabar isso tudo, pois quanto menos o COVID -19 se propagar mais cedo vai acabar.
“Evitar toque pessoal, aperto de mão, cumprimentos, abraços, beijos no rosto e afins; Lavem as mãos com maior frequência, água e sabão é mais eficaz que álcool gel, leve as mãos; Não toque boca, olhos e nariz sem higienizar as mãos; Pessoas com sintomas respiratórios, gripes, resfriados, tosses, espirros, devem utilizar máscara descartável. A vacinação contra influenza começa em breve e será dividida por público alvo, devendo a população estar atenta às datas e faixas etárias. Evitando aglomeração de pessoas”.

Por Débora Santos Machado, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Barros Cassal

Fonte: Jornal Serrano

90264738_3078978028790732_2865682525844406272_o89974915_3079493415405860_609025666788098048_o