Prefeito Joviano Zago e Membros da Administração Municipal participaram da Caravana da Cultura, realizada na cidade de Barros Cassal!
Prefeito Joviano Zago e Membros da Administração Municipal participaram da Caravana da Cultura, realizada na cidade de Barros Cassal/RS
Nesta Terça-feira, 27 de Maio de 2025, O Prefeito Joviano Zago e Membros da Administração Municipal participaram da Caravana da Cultura, realizada na cidade de Barros Cassal, evento que reuniu dirigentes culturais, representantes do setor e membros da sociedade civil da região. A ação foi coordenada pelo Coordenador de Cultura do Estado, Rubinho de Oliveira, acompanhado por uma equipe técnica especializada. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, trocar experiências e discutir políticas públicas culturais, com destaque para os editais das Leis de Incentivo à Cultura, como o Pró-Cultura RS.
A presença da Secretaria de Cultura e Turismo reforça o compromisso da Administração Municipal com o fortalecimento da cultura local, buscando conhecimento, parcerias e recursos que contribuam para o desenvolvimento de projetos culturais no município.
A Caravana da Cultura é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que percorre diversas regiões para ouvir demandas, orientar gestores e aproximar a política cultural das realidades municipais.
Com o propósito de mobilizar gestores, qualificar a gestão cultural e ampliar o acesso aos mecanismos de financiamento da cultura no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) dará início, em março, às Caravanas da Cultura. A iniciativa, conduzida pela assessoria do Sistema Estadual de Cultura (SEC) e pelo Departamento de Fomento, percorrerá 22 municípios das nove Regiões Funcionais (RFs) do Estado, entre os dias 13 de março e 13 de junho. As capacitações acontecem sempre das 9h às 16h.
As Caravanas da Cultura são uma estratégia de interiorização e circulação das políticas culturais promovidas pela Sedac. Por meio de capacitações, a assessoria do SEC leva às nove RFs os temas prioritários da agenda cultural gaúcha. A ação busca fortalecer tanto o Sistema Estadual quanto os Sistemas Municipais de Cultura, subsidiando gestores, dirigentes, produtores, artistas, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil com informações e orientações para a gestão eficiente do setor.
Os encontros abordarão conteúdos relacionados ao fortalecimento do sistema Estadual de Cultura e suas atualizações, ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), à Lei Aldir Blanc, aos editais da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e às atividades do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação foi planejada para atender demandas específicas de cada região, promovendo o diálogo direto com os agentes culturais e alinhando estratégias de desenvolvimento cultural de forma descentralizada.
De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, as Caravanas da Cultura reforçam o compromisso da Sedac em promover a articulação e o fortalecimento das políticas públicas culturais em todo o estado. Ele afirma que a ação “amplia o acesso à informação e incentiva a participação de diversos atores na consolidação de um sistema cultural robusto e inclusivo”.
ArquivosCARAVANAS DA CULTURA - FOMENTO maio.pptxApresentação caravanas - atualizado maio de 2025 (1).pptx